O jogo Dixit é um clássico publicado em 2010, atualmente publicado no Brasil pela Galápagos. Seu nome, Dixit, vem do latim e significa ˜ele disse˜, que é justamente do que o jogo se trata: falar sobre as cartas que se encontram na sua mão. 

Ele é todo baseado nas ideias de Jean-Louis Roubira, um autor francês que ganhou o prêmio Spiel des Jahres (em alemão) ou “Jogo do Ano”, que premia jogos de tabuleiro e de cartas e dá visibilidade e credibilidades aos jogos. Sua edição original contava com ilustrações de Marie Cardouat, mas hoje conta com tantas expansões que diversos artistas – principalmente franceses – puderam fazer parte do projeto.

Do que se trata o jogo Dixit?

Ele é uma série de cartas com ilustrações bastante diferentes e estranhas, malucas mesmo, das quais nenhum jogador sabe quais se encontram com o outro. Cada um então da uma dica sobre a sua carta para os demais jogadores, auxiliando para que ele acerte sua carta.

Uma peculiaridade deste jogo é que você utiliza a caixa para jogar, afinal, ela é um contador de pontos. Você marca os pontos com pinos em formato de coelhos coloridos ao redor do tabuleiro, que permanece fixo dentro da caixa.

Todos começam no número zero, indicando o início da partida. 

Antes de iniciar, devem ser entregues as peças de voto aos jogadores, cada um com sua respectiva cor igual a do coelho, chegando até ao número de jogadores que estiverem na partida. Exemplo: se existem 4 jogadores na brincadeira, todos pegam suas peças de voto do 1 até o número 4.

Pegue todas as cartas ilustradas que tiver e distribuía 6 para cada jogador. As demais devem ficar reservadas para compra. Um jogador será escolhido para ser o contador da história, ou o jogador que inicia a ação. 

Como se joga o Dixit?

Ao começar, o jogador deve eleger uma carta para jogar, e dar uma dica sobre ela. A dica não pode ser impossível e também nem tão simples, afinal, o objetivo é que uma pessoa da mesa acerte qual ela é. 

A dica pode ser uma frase, uma palavra, um refrão de uma música, um filme, ou o que achar necessário para descrevê-la. 

Cada um dos outros jogadores deverá então olhar as cartas que possui na mão e eleger uma delas para combinar com a do jogador que está na ação. 

As cartas são entregues ao jogador da ação, que abre elas (pode também embaralhar-las) na mesa. Em seguida, o jogador da ação, que elegeu uma carta, deu a dica e recebeu as cartas dos oponentes, abre as cartas na mesa e coloca abaixo delas os números de voto. 

Os outros jogadores deverão descobrir a carta do jogador da ação. Para isso, olham as cartas na mesa, cada uma com uma numeração correspondente, e separam para si o número do qual acreditam que seja a carta do jogador da ação. Ex: se achar que a carta dele é a que está o número 2, separam a ficha de voto número 2. 

Depois que todos votaram, é hora de revelar os números. 

Caso todos os jogadores acertem qual era a carta do jogador da ação, todos se movem dois espaços no tabuleiro, mesmos o jogador da ação. Quando apenas um jogador acertar, tanto ele quanto o jogador da ação, podem andar três espaços para frente. 

Além disso, cada jogador que ganhou um voto, anda um espaço para frente.

Lembrando que: é proibido votar na própria carta.

Caso ninguém acerte, os pontos dos votos são distribuídos e o jogador da ação não ganha voto.

Como acontece uma nova rodada em Dixit?

Ao terminar uma rodada, as cartas ilustradas são retiradas do jogo e cada jogador recolhe suas cartas de voto. O jogo reinicia com o próximo jogador em sentido horário. 

Novamente entrega 6 cartas para cada um, escolhe uma para dar a dica, recebe as cartas que mais combinam e expõe todas na mesa para serem votadas. 

Quando o jogo Dixit acaba?

Segundo o manual, o jogo acaba quando as cartas a serem entregues aos participantes acabarem (lembrando que é um jogo onde você pode comprar cartas adicionais). Neste caso, soma-se o número de pontos e quem tiver mais, vence. 

É possível optar por finalizar a partida assim que o primeiro terminar uma volta inteira no tabuleiro, até comprar duas vezes o monte, ou decidir entre seus amigos qual será a forma de fim de jogo.

Como se joga Dixit em três jogadores?

Com 3 jogadores o jogo Dixit muda um pouquinho. O jogador da ação, ou contador da história, coloca uma carta para ser adivinhada e para dar a dica, mas ou outros dois jogadores irão colocar duas cartas na mesa, para dificultar o jogo. No final, tendo 5 cartas na mesa.

A pontuação também muda neste caso: quando apenas um jogador acerta, ele e o contador de histórias ganham 4 pontos para avançar no tabuleiro. 

Quer ficar por dentro de outras novidades em jogos de tabuleiro e jogos de cartas? Deixe aqui embaixo seu nome e e-mail que a gente envia novidades para você.

É muito difícil jogar Dixit?

Dixit é um jogo simples, de regras simples. Porém, caso você jogue sempre com as mesmas cartas e o mesmo grupo de pessoas, acaba tornando-o previsível. Por este motivo o jogo possui milhares de expansões disponíveis no mercado.

Ficou curioso para fazer uma noite de jogos? Gostou do jogo de cartas Dixit? Quer conhecer outros jogos tabuleiro da Galápago? Acesse o site da Vou Comprar e garanta o seu com preços acessíveis:

Jogo De Cartas Dixit Galápagos

Mage Knight: Edição Definitiva Galápagos Jogos

Jogo Azul Galápagos

Jogo Dobble Animais Galápagos

Opções incríveis para curtir com a família e os amigos!

(Visited 10.811 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *